quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Serviços

Ver em: O OBERVATÓRIO DA IMIGRAÇÃO

O Observatório da Imigração, unidade informal criada no âmbito do ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, visa os seguintes objectivos:

a) Reunir, tratar e disponibilizar o acervo de informação disponível, a cada momento, sobre a problemática geral da imigração no nosso país e, nas vertentes que com ela se intersectam, no mundo.

b) Fomentar a recolha de dados ou de informações complementares que não se encontrem directamente acessíveis em fontes primárias.

c) Desenvolver dossiês, estudos e investigações, em colaboração com instituições científicas e académicas competentes na matéria, que se reputem relevantes para fundamentar, orientar e melhorar as políticas públicas com incidência na problemática da imigração.

d) Editar e difundir publicações resultantes da sua actividade, ou de outra origem, com interesse para o alargamento da esfera de saberes sobre a temática do Observatório.

e) Promover seminários, colóquios, debates e outras actividades tendentes ao melhor conhecimento dos fenómenos associados a movimentos de população que têm como destino Portugal e visando a formação de agentes com intervenção na problemática.

f) Assegurar a ligação do ACIDI com outras instituições congéneres nacionais e estrangeiras, designadamente estruturas de observação, de recolha de dados, de investigação e de análise sistemática dos movimentos de pessoas em Portugal, na Europa e no Mundo.


Ver mais em: Observatório da Imigração

Consulado-geral do Brasil em Lisboa



Consulado-geral do Brasil em Lisboa



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

casa do Brasil Santarém


Brasil e Portugal

Brasil & Portugal
O menu Brasil & Portugal tem por objetivo prestar algumas informações genéricas para quem se interessa e/ou necessita conhecer melhor este dois países.
Conhecer um pouco da história, da geografia, da cultura, da gastronomia, mostrar fotos dos lugares mais conhecidos, informar quais os motores de busca (site de pesquisa) mais utilizados, tornando assim menos misterioso o novo país a conhecer.
Ver menú em: Casa do Brasil

Legalizados 15 mil cidadãos brasileiros em Portugal




A Casa do Brasil desmentiu, esta quarta feira, que 53 mil cidadãos brasileiros tenham sido legalizados em Portugal.
Segundo Carlos Viana, vice-presidente da Casa do Brasil, em declarações à Lusa, foram legalizados «cerca de 15 mil cidadãos brasileiros em Portugal e não 53 mil».
Em comunicado, a Casa do Brasil lamentou as «notícias sensacionalistas e tendenciosas» de alguns meios de comunicação, divulgadas na sequência da publicação do relatório Imigração, Fronteiras e Asilo, segunda-feira, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Ver mais em: TVI 24

Trabajo social con inmigrantes en Estados Unidos




Trabajo social con inmigrantes en Estados Unidos
deja de lado aspecto cultural
Chicago, 1 Oct (Notimex).- El trabajo social en Estados Unidos con la comunidad inmigrante deja de lado el ámbito cultural y se realiza de manera individual, por lo que invade el terreno del sicólogo, consideraron hoy aquí especialistas mexicanos.
Los expertos mexicanos consideraron que la falta de vinculación cultural entre especialistas estadunidenses dificulta los buenos resultados con la comunidad inmigrante.
Laura Ortega, secretaria académica de la Escuela Nacional de Trabajo Social de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), explicó -en entrevista con Notimex- que otro problema detectado en este país es la escasez de trabajadores sociales bilingues y biculturales.
Ortega y otros cinco trabajadores sociales mexicanos de la Ciudad de México, Durango y Jalisco, realizaron una visita de 15 días a esta ciudad como parte de un programa de intercambio interactuando con la comunidad inmigrante y colegas estadunidenses.
La especialista apuntó que el desconocimiento de la cultura del inmigrante mexicano impide a los trabajadores sociales estadunidenses entender su proceso de adaptación, que pasa por discriminaciones, estrés y depresiones.
"Los inmigrantes requieren que se les ayude a entender leyes, principios y normas de esta nación. Es más importante este proceso de educación por parte de los trabajadores sociales", enfatizó.
Mencionó como ejemplo simple y cotidiano la costumbre de los habitantes del Distrito Federal de atravesarse las calles a mitad de las mismas, que intentan repetir cuando llegan a Estados Unidos.
Ver mais em. Trabalho social E.U.A.

Casa do Brasil em Lisboa

Casa do Brasil
Casa do Brasil de Lisboa

Rua São Pedro de Alcântara, 63 - 1º direito
1250 - 238 Lisboa

Telefone: 213 400 000
Fax: 213 400 001

Horário: dias úteis das 15h às 21h

Imigrante PT

Imigrante PT
O menu Imigrante em Portugal tem como objetivo ser um Guia do Imigrante e para tal disponibiliza informações necessárias para a resolução dos problemas enfrentados pelos imigrantes brasileiros já residentes, legalizados ou não, e por outros brasileiros que desejem emigrar para Portugal, no entanto, salvo algumas excepções, as informações são válidas para cidadãos de outras nacionalidades.
Ver em: Imigrante PT

Emigrante BR

Emigrante BR
O menu Emigrante Brasil tem por objetivos informar os emigrantes sobre quais os seus direitos e deveres perante o Estado brasileiro, permitir um contato mais próximo entre as várias comunidades espalhadas pelo mundo e melhorar o conhecimento sobre o fenómeno migratório de brasileiros para o exterior.
Se desejar divulgar alguma iniciativa ligada às migrações ou se pertencer a alguma associação de brasileiros a residir no exterior, entre em contato conosco através do e-mail: secretaria@casadobrasildelisboa.pt
Ver em: Emigrante BR

Aulas de samba e forró na Casa do Brasil

As aulas de samba e forró continuam na Casa do Brasil!CBL / terça-feira 3 de Novembro de 2009
Quando? Samba: Todas as segundas e sextas das 19h30 às 21h. Forró: terças e quintas, às 19h30.Com quem? Samba: Professor Luís Fernando, carioca, professor profissional de samba, samba de gafieira e vários outros estilos de dança de salão.
Ver mais em: Casa do Brasil

Saúde para Todos os Imigrantes

Roteiros de Saúde para Todos os ImigrantesCBL / segunda-feira 23 de Novembro de 2009
Realiza-se de 16 de Novembro a 4 de Dezembro de 2009, a iniciativa Roteiros de Saúde para Todos os Imigrantes. A zona geográfica abrangida situa-se na Ameixoeira, Charneca e Lumiar. Estes roteiros são um programa de promoção de Saúde direccionado a todos os imigrantes, estejam ou não com a situação regularizada.
De 16 a 20 de Novembro, os Roteiros de Saúde são direccionados às Acessibilidades, de 23 a 27 de Novembro à Saúde Materno Infantil e de 30 de Novembro a 4 de Dezembro dirigidos à Saúde Respiratória, com ênfase para a tuberculose.
Ver Casa do Brasil

Alcestina TolentinoCBL

Faleceu Alcestina TolentinoCBL / sexta-feira 20 de Novembro de 2009
É com tristeza que comunicamos a morte de Alcestina Tolentino aos 63 anos, que foi presidente da Associação Cabo-verdiana e representante da comunidade cabo-verdiana no Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração (COCAI), entre 2002 e 2005.Esteve permanentemente ligada à causa do associativismo imigrante, tendo dado um contributo importante na valorização da comunidade cabo-verdiana residente em Portugal.
Ver em: Casa do Brasil

imagem redutora e discriminatória das brasileiras

Holmes Place transmite imagem redutora e discriminatória das brasileiras
Segunda-feira 23 de Novembro de 2009
O Holmes Place está distribuindo um folheto publicitário com claro conteúdo sexista em relação às brasileiras.
Veja a notícia.
Ver Casa do Brasil

países do Mercosul

Integração dos nacionais dos países do Mercosul, Bolívia e Chile já é realidade
quarta-feira 11 de Novembro de 2009
Foram promulgados dois importantes Decretos pelo Presidente da República do Brasil, culminando um processo que durou sete anos em favor da integração das pessoas no espaço do Mercosul, Bolívia e (...)
Ver notícias em. Casa do Brasil

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Casa do Brasil/Casa de Cabral

Casa do Brasil/Casa de Cabral
Centro histórico de Santarém, Portugal, esquina da estreita e movimentada rua Vila de Belmonte. Tapumes cobrem a fachada de um casarão em reforma. No seu interior, histórias de um passado muito ligado à História do Brasil. Pois é provável que tenha sido lá a última morada do descobridor do Brasil, bem ao lado da igreja da Graça, onde está enterrado próximo à sua mulher, dona Isabel de Castro. Em 22 de Abril do ano 2000, exactamente 500 anos após a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, o antigo casarão conhecido como o 14, já então recuperado e livre das suas antigas inquilinas, também conhecidas como profissionais do sexo, foi inaugurado com o nome Casa do Brasil/Casa de Cabral e abrigou um centro de estudos cabralinos e brasileiros. A reforma da casa foi iniciativa da Câmara Municipal de Santarém com a colaboração brasileira da Organização Odebrecht, através da sua empresa portuguesa Bento Pedroso Construções Lda. O projecto arquitectónico e a dinamização foi de responsabilidade do arquitecto português José Augusto Rodrigues, Ex. Director da Divisão de Núcleos Históricos da municipalidade de Santarém.Investigações históricas indicam que Cabral passou seus últimos dias naquele lugar. Não necessariamente naquela, mas talvez em uma casa construída naquele sítio, em cujos escombros devem ter sido erguidas outras ou acrele, sua mulher, dona Isabel de Castro e seus parentes acumularam em Santarém. escentadas estruturas de novas casas. Essa construção terá pertencido ao vasto património que A descoberta do valor histórico do casarão aconteceu quando, diante da ameaça de desabamento de suas ruínas, a Câmara Municipal de Santarém, antes da decisão de demoli-la, providenciou minuciosa verificação. Encontrou então fortes indícios de se tratar de um dos remanescentes do casario que os registros permitem concluir tenha pertencido a Cabral e seus familiares. Há documentos que provam que o descobridor foi residir nessa cidade logo após o Descobrimento do Brasil. E indicações de que as casas que existiram no local são as mesmas que, em 1560, dona Margarida da Silva, viúva de Fernando Álvares Cabral, primogénito do descobridor, vendeu ao Convento da Graça (situado ao lado da futura Casa de Cabral): certamente Fernando herdou-as do pai. A julgar por aí, a casa que agora se reedifica, em algum tempo e certamente com diferente formato, pertenceu de fato a Pedro Álvares.
Por todas essas evidências a Câmara optou por desapropriar e reconstruir o casarão, transformando-o em um espaço de evocação ao descobridor do Brasil no qual, entre outras actividades, funcionarão um centro de estudos e documentação sobre o Brasil, uma biblioteca cabralina e um núcleo de divulgação de edições sobre temas vinculados ao Brasil e a Cabral. Com a restauração da casa e a reurbanização do seu entorno, todo aquele local, no coração do centro histórico de Santarém, virá a constituir uma forte e viva homenagem ao descobridor do Brasil: na frente da Igreja da Graça há o largo que se chama Pedro Álvares Cabral, onde será instalada a estátua do descobridor, que anteriormente ficava em outro ponto do centro da cidade.